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RPA – Robotic Process Automation

A transformação digital faz parte da nossa realidade e tem gerado profundas mudanças nas organizações que a adotam, tornando-as bem mais competitivas no mercado em que atuam. Ou seja, trata-se de uma decisão estratégica de negócios essencial, capaz de elevar sua empresa a um novo nível no mercado e torná-la mais eficiente.

O RPA (Robotic Process Automation) é um avanço significativo quando falamos na modernização de um negócio, especialmente se sua empresa quer começar sua jornada de transformação digital. Um dos primeiros passos nesse processo é automatizar os processos. O RPA é um conceito relativamente novo e ainda pouco conhecido, muitas vezes confundido com Inteligência Artificial ou com um robô físico, mas não é isso.

O RPA é uma ferramenta simples e extremamente funcional no contexto corporativo atual e futuro, proporcionando agilidade e eficiência operacional. Ela se trata de uma aplicação desenvolvida para executar atividades de forma total ou parcial utilizando tecnologias, sendo aplicável a empresas de todos os tamanhos.

O objetivo do RPA é agilizar e automatizar tarefas repetitivas, operacionais e em grande escala dentro da empresa. Podemos dizer que essa tecnologia imita o que o ser humano faria, executando tarefas por meio de um software configurado. Muitas tarefas diárias, especialmente as operacionais e transacionais, demandam muito tempo da equipe. A automação de processos permitirá que seus funcionários foquem em questões mais estratégicas, aumentando a produtividade e os resultados do negócio.

Principais Vantagens da Tecnologia RPA:

  • Otimização da Produtividade
  • Precisão
  • Redução de Custos
  • Força de Trabalho 24/7
  • Redução de Erros/
  • Flexibilidade e Escalabilidade
  • Integração com Outros Sistemas

Com a execução do RPA em sua empresa, será possível processar transações, manipular dados, se comunicar com outros sistemas ou até mesmo disparar mensagens, respostas e e-mails de forma automatizada.

Entre as aplicações, destacamos alguns exemplos práticos que o mercado já associa ao uso de uma solução RPA:

Administrativo e Financeiro:

  • Preenchimento de dados em cadastros.
  • Geração de faturas e processamento de pagamentos.
  • Conciliação bancária.
  • Envio de notificações.
  • Cobrança de clientes.
  • Processamento de pedidos.
  • Geração de relatórios.
  • Alteração de baixas.
  • Validação de PCs em aberto.
  • Abertura de janelas e execução de aplicações.
  • Ação de menus e consultas diretamente no ERP.
  • Integração do Protheus com outros softwares.
  • Acesso a sites e aplicações para integrar dados com o ERP.
  • Cálculos financeiros complexos.
  • Gestão de banco de currículos.
  • Atualização de perfis de clientes e colaboradores.
  • Registro, modificação, validação e análise de informações.
  • Exclusão de contas fraudulentas de sistemas e plataformas.
  • Criação, edição e salvamento de planilhas, aplicando fórmulas e realizando formatação.
  • Extração de relatórios de sistemas e tratamento de dados.

Atendimento ao Cliente:

  • Uso de Chatbot para responder perguntas comuns, fornecer informações básicas e direcionar clientes para os recursos corretos.
  • Automação do envio de e-mails, com respostas automáticas ou até mesmo mensagens personalizadas com base no comportamento do cliente.
  • Automação de campanhas de marketing, incluindo posts em redes sociais e outras atividades.
  • Extração de conteúdo de e-mails e anexos, e atualização dos dados.
  • Algoritmos que analisam o comportamento do cliente e oferecem insights de recomendações personalizadas de produtos.
  • Captura de informações, preenchimento e submissão de formulários.
  • Geração de gráficos e relatórios detalhados.

Indústria:

  1. Automação das linhas de produção: uso de robôs e automação industrial para realizar tarefas repetitivas.
  2. Manutenção preditiva: sensores e análise de dados para prever falhas em equipamentos antes que ocorram, reduzindo o tempo de inatividade.

Logística:

  1. Uso de sensores e sistemas automáticos para rastrear produtos em tempo real.
  2. Algoritmos automatizados para otimizar rotas de entrega, reduzindo os custos e tempo.

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