A transformação digital faz parte da nossa realidade e tem gerado profundas mudanças nas organizações que a adotam, tornando-as bem mais competitivas no mercado em que atuam. Ou seja, trata-se de uma decisão estratégica de negócios essencial, capaz de elevar sua empresa a um novo nível no mercado e torná-la mais eficiente.
O RPA (Robotic Process Automation) é um avanço significativo quando falamos na modernização de um negócio, especialmente se sua empresa quer começar sua jornada de transformação digital. Um dos primeiros passos nesse processo é automatizar os processos. O RPA é um conceito relativamente novo e ainda pouco conhecido, muitas vezes confundido com Inteligência Artificial ou com um robô físico, mas não é isso.
O RPA é uma ferramenta simples e extremamente funcional no contexto corporativo atual e futuro, proporcionando agilidade e eficiência operacional. Ela se trata de uma aplicação desenvolvida para executar atividades de forma total ou parcial utilizando tecnologias, sendo aplicável a empresas de todos os tamanhos.
O objetivo do RPA é agilizar e automatizar tarefas repetitivas, operacionais e em grande escala dentro da empresa. Podemos dizer que essa tecnologia imita o que o ser humano faria, executando tarefas por meio de um software configurado. Muitas tarefas diárias, especialmente as operacionais e transacionais, demandam muito tempo da equipe. A automação de processos permitirá que seus funcionários foquem em questões mais estratégicas, aumentando a produtividade e os resultados do negócio.
Principais Vantagens da Tecnologia RPA:
- Otimização da Produtividade
- Precisão
- Redução de Custos
- Força de Trabalho 24/7
- Redução de Erros/
- Flexibilidade e Escalabilidade
- Integração com Outros Sistemas
Com a execução do RPA em sua empresa, será possível processar transações, manipular dados, se comunicar com outros sistemas ou até mesmo disparar mensagens, respostas e e-mails de forma automatizada.
Entre as aplicações, destacamos alguns exemplos práticos que o mercado já associa ao uso de uma solução RPA:
Administrativo e Financeiro:
- Preenchimento de dados em cadastros.
- Geração de faturas e processamento de pagamentos.
- Conciliação bancária.
- Envio de notificações.
- Cobrança de clientes.
- Processamento de pedidos.
- Geração de relatórios.
- Alteração de baixas.
- Validação de PCs em aberto.
- Abertura de janelas e execução de aplicações.
- Ação de menus e consultas diretamente no ERP.
- Integração do Protheus com outros softwares.
- Acesso a sites e aplicações para integrar dados com o ERP.
- Cálculos financeiros complexos.
- Gestão de banco de currículos.
- Atualização de perfis de clientes e colaboradores.
- Registro, modificação, validação e análise de informações.
- Exclusão de contas fraudulentas de sistemas e plataformas.
- Criação, edição e salvamento de planilhas, aplicando fórmulas e realizando formatação.
- Extração de relatórios de sistemas e tratamento de dados.
Atendimento ao Cliente:
- Uso de Chatbot para responder perguntas comuns, fornecer informações básicas e direcionar clientes para os recursos corretos.
- Automação do envio de e-mails, com respostas automáticas ou até mesmo mensagens personalizadas com base no comportamento do cliente.
- Automação de campanhas de marketing, incluindo posts em redes sociais e outras atividades.
- Extração de conteúdo de e-mails e anexos, e atualização dos dados.
- Algoritmos que analisam o comportamento do cliente e oferecem insights de recomendações personalizadas de produtos.
- Captura de informações, preenchimento e submissão de formulários.
- Geração de gráficos e relatórios detalhados.
Indústria:
- Automação das linhas de produção: uso de robôs e automação industrial para realizar tarefas repetitivas.
- Manutenção preditiva: sensores e análise de dados para prever falhas em equipamentos antes que ocorram, reduzindo o tempo de inatividade.
Logística:
- Uso de sensores e sistemas automáticos para rastrear produtos em tempo real.
- Algoritmos automatizados para otimizar rotas de entrega, reduzindo os custos e tempo.
A Franco Consultoria oferece à sua empresa a possibilidade de atuar tanto no backoffice quanto no core business da sua empresa.
A conclusão é simples: Resultados incríveis para sua empresa!
A Franco Consultoria à mais de 24 anos de experiência com o ERP Protheus, atua com qualidade, responsabilidade e comprometimento para superar as necessidades de nossos clientes. Possuímos especialistas em diversos segmentos que estão em prontidão para te atender.
Nos colocamos à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida ao realizar uma conversa com um especialista .
Entre em contato conosco através das opções abaixo, iremos te atender com prontidão e objetividade.